• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Perspectiva para compras de bens de maior valor sobe após três quedas seguidas

O indicador marcou 112,1 pontos no mês passado, ante os 111,1 pontos de julho

Fonte: InfoMoney

 

 O índice que demonstra a disposição dos consumidores  em comprar bens de maior valor cresceu 0,8% em agosto, a primeiro alta após três quedas consecutivas.

O indicador marcou 112,1 pontos no mês passado, ante os 111,1 pontos de julho, de acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado na quinta-feira (2) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os mais novos apresentam uma intenção maior.

Isso porque 33% daqueles que possuem de 25 a 29 anos disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito, ao passo que apenas 16% dos consumidores que possuem mais de 50 anos responderam a mesma coisa.

Já em relação à renda, aqueles que recebem de cinco a dez salários mínimos são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 32% das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:


Renda familiar Aumentar/
Aumentar muito
Manter mais ou menos os mesmos Diminuir/
Diminuir muito
Mais de 10 salários mínimos 22% 67% 10%
Mais de 5 a 10 salários mínimos 32% 62% 6%
Mais de 2 a 5 salários mínimos 25% 62% 13%
Mais de 1 a 2 salários mínimos 26% 62% 12%
Até 1 salário mínimo 19% 61% 21%

Fonte: Inec/CNI

 

Dados por regiões e gênero
Se levados em conta os números por região, o Norte/Centro-Oeste é o mais otimista, com 30% das respostas apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em segundo lugar, ficou a região Nordeste, com 28% de respostas para o aumento das compras, e, em terceiro, a região Sudeste, com 23%. Por último, aparece a região Sul, com 22%.

Na segmentação por gênero, 25% dos homens e 26% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal e foi realizada entre os dias 18 e 21 de agosto, para esta última edição.