• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Experiências de empreendedor

O objetivo desse artigo é descrever um pouco das sensações sentidas por um empreendedor de primeira viagem.

Autor: Renato LopesFonte: Administradores.comTags: empresariais

É interessante as sensações que temos quando vamos abrir uma empresa.

Uma das primeiras que o empreendedor sofre, e talvez seja a maior, é a ansiedade. A vontade de querer que as coisas aconteçam de imediato e do jeito que imagina.

Durante a fase de planejamento, elaboração do Plano de Negócio, o estudo de viabilidade financeira, ideia de produtos e serviços, receita, clientes, fornecedores.... tudo isso faz o nervosismo aumentar, porque a medida que você descreve, a imagem passa pela sua cabeça com velocidade muito superior.

Modelagem dos macroprocessos e subprocessos, documentação, regras do negócio, pesquisa de mercado, dúvidas, incertezas, sonhos.
É interessante conversar com quem já tem experiência, conversar com possíveis clientes, ligar para empresas do mesmo ramo para fazer pesquisa de mercado. Tudo isso deixa o empreendedor aflito.

Ele não vê a hora de divulgar seu produto/serviço, de ter seu primeiro cliente, fazer pesquisa de satisfação, corrigir erros e realizar ajustes, melhorando seus processos e otimizando seus recursos.

Estou abrindo uma empresa e está em fase de legalização, contrato Social, CNPJ, certidões, etc.

Não consigo dormir direito. Acordo de madrugada com ideias. Não consigo brincar com meu filho, com medo da ideia desaparecer.

Quando saio para algum lugar, restaurante, balada, shopping, até mesmo hospital, clinicas, laboratórios, fico observando o mercado, qualidade da prestação dos serviços, perfis de clientes, fornecedores, equipamentos, marcas, EPI's...

Planejamento para 2012: adquirir experiência, melhorar os processos e preparar para o ano que vem.

Não tem coisa mais gratificante para o empreendedor que ver sua ideia sair da sua cabeça; ir para um rascunho; ser detalhada em um Plano de Negócio; seu projeto sendo executado; ver sua empresa produzindo; e ver seus clientes consumindo os produtos/serviços. Sucesso ou não, o que move o empreendedor é isso!