• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Vai abrir um negócio? Veja principais pecados dos novos empreendedores

Cerca de 70% das empresas fecham nos primeiros cinco anos: saiba como não entrar nesse índice e fortalecer sua empresa

Autor: Luiza Belloni VeronesiFonte: InfoMoney

Muitos brasileiros sonham em abrir seu próprio negócio.  Muitas vezes, o sonho acaba virando pesadelo. Para ter uma ideia, cerca de 70% das empresas fecham nos primeiros cinco anos de operação. Para o especialista em gerir comportamento de donos de negócios, Luiz Fernando Garcia, isso acontece porque a maioria idealiza a vida de empreendedor e não leva a sério os riscos reais ou o preparo para um empreendimento.

“Muitos decidem ter sua própria empresa por realização pessoal, por estar insatisfeito no trabalho atual, ou por pensarem que não ter outra alternativa, como os desempregados, e acreditam que a resolução de todos os problemas é essa alternativa. Em qualquer acontecimento novo, é normal o indivíduo idealizar a realização, exacerbar os aspectos positivos e esquecer os negativos”, explica Garcia.

Para acabar com esta idealização e não tirar os pés do chão, o CEO da Triad Consulting, Christian Barbosa, diz que se capacitar com cursos e palestras é uma boa opção. "Invista em si mesmo, faça cursos que abrange seus pensamentos e consulte outros empreendedores de sucesso. Ter um excelente atendimento ao cliente também mostrará respeito aos seus clientes", afirma Barbosa.

Além disso, Garcia aponta que é preciso procurar empresas que são do mesmo segmento que tenham mais de cinco anos de vida, pois é nesta fase que a empresa “cresce” e começa dar lucro. “Tomando o cuidado de procurar empresas em outros bairros, o novo empresário terá informações valiosas, como os piores percauços, o que deu certo e o que deu errado. Tem que conversar com todos: desde os empregados, passando pelos gerentes e terminando com os donos. Assim, terá várias informações de diferentes visões”, explica.

Principais erros
Você é um novo empreendedor e quer saber outros erros comuns? Garcia listou os principais deslizes dos iniciantes e as soluções para não cair neles, confira:

Negócios de custo fixo alto: criar uma empresa que terá um custo fixo elevado é um erro que muitos cometem. O custo precisa ser o mínimo possível, pois só depois de cinco anos que a empresa irá começar a dar lucro. “Se não ter um bom planejamento financeiro e montar um plano de negócio detalhado, é muito provável que feche antecipadamente. O grande segredo é igualar o custo fixo com a receita”, sugere Garcia.

Ausência de Capital de Giro: esta falha é atrelada a anterior. Cabe ao empreendedo calcular o capital de giro e planejar o investimento que terá nos anos iniciais do negócio. Além desses cuidados, Garcia adverte: “não faça retiradas do pró-labore, não aumente suas dívidas. Nos primeiros anos não pode fazer aquisição de bens duráveis, como apartamento e carros, e se tiver dívidas, procure os familiares, não os bancos. Negociar com conhecidos é sempre melhor do que com estes tipos de estabelecimentos”.

Orientar-se pela oferta, não pela demanda: o empreendedor geralmente se orienta pela oferta, quando o mais indicado é que defina seus rumos de acordo com a demanda. Ou seja, deve buscar informações sobre seu público-alvo, os produtos em evidência e também a concorrência.

Adeus, trabalho: enganam-se aqueles que acreditam se livrar dos chefes e cobranças. Muito pelo contrário, os empreendedores terão novos patrões como clientes, fornecedores, sócio, colaboradores. Ele tem que ter em mente que nos primeiros cinco anos terá de trabalhar de 12 a 17 horas por dia e só tirará férias depois de dez anos, em média. “Com isso, terá de se ausentar com a família, em possíveis datas comemorativas e outros eventos. Ele será muito exigido, fará exatamente ao contrário do que imaginava: trabalhar em dobro”, conta Garcia.

Não gostar do que faz: abrir um negócio só porque está na moda ou porque acha que dará mais lucro é outro erro frequente. “Tem que gostar do segmento, não tem segredo. Se gostar e conhecê-lo, não importa se o mercado está saturado ou que seja algo não tão procurado, te fará bem e, consequentemente, trará bons resultados, pois você estará bem preparado e interessado com tudo que está acontecendo na empresa”, pontua o especialista.

Não saber sobre o segmento: pior do que fazer o que não gosta, é investir no que não sabe. Mais do que pesquisar o segmento e conhecer as empresas já estabilizadas, uma grande dica que o especialista dá é já ter trabalhado no ramo e saber as falhas e o que precisa ser melhorado. “O negócio já nasce com o cliente. Por exemplo, se eu trabalhei cinco anos em uma indústria e percebo que falta no mercado um equipamento que multiplicará o seu desempenho, farei este equipamento e venderei direto para ela e para empresas do mesmo segmento. O cliente já irá abastecer o custo fixo inicial e o novo empresário terá lucros mais cedo que os demais”, finaliza.