• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pequenos negócios vivem momento de oportunidades

Sebrae mapeia clientes da indústria em todo o país

Autor: Gabriela FloresFonte: Portal Sebrae

As micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras vivem um momento de oportunidades com a realização no país de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, além da descoberta de  reservas de petróleo na camada pré-sal. Com isso, existe uma expectativa de geração significativa de recursos para investimentos industriais e infraestrutura, beneficiando as empresas de pequeno porte e os empreendedores rurais. É o que revela o estudo feito, em setembro deste ano, pelo Atendimento Coletivo e Indústria, do Sebrae.

Segundo o levantamento, o perfil do cliente da instituição está segmentado. Em todo o Brasil, existem cerca de 6,8 milhões de pequenos negócios no Simples Nacional, sendo que deste total 1,3 milhão são negócios industriais, o que representa 19,5% no cenário empresarial nacional.

O setor de metal mecânica, seguido do couro e calçados, tiveram destaque nos atendimentos do Sebrae até dezembro de 2011, com 6.552 consultorias. Com os ramos de madeira e móveis, gemas e joias, têxtil e confecção, eletroeletrônico, indústria alimentícia e bebidas, equipamentos médicos, odontológicos e hospital, construção civil, química e PVC e cosméticos somam 17.403 atendimentos feitos pela instituição entre micro empresas, empresas de pequenos porte e microempreendedores individuais (MEI).

De acordo com a gerente da área, Kelly Cristina Sanches, o mapeamento dos clientes da indústria em todo o país é de fundamental importância para o trabalho do Sebrae, pois cada setor está em um estágio e apresenta necessidades diferentes. “Hoje, nós trabalhamos com 21 setores e precisamos conhecer o cliente de cada segmento. Queremos expandir nosso atendimento, além de melhorá-lo e qualificá-lo para prestar consultorias”, destaca.

A gerente completa: “O Sebrae terá condições de ter informações privilegiadas para ampliar o atendimento dos segmentos industriais brasileiros”.