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Um guia para o líder

A inércia é tão prejudicial à liderança quanto uma medida ineficaz.

Autor: Sonia JordãoFonte: Administradores.com
  1. Se você tomou várias decisões erradas, prepare-se para ter sua liderança questionada. 

     

  2. Estabelecer hoje quem são seus aliados é a única forma de assegurar que eles estarão disponíveis quando necessário.

     

  3. Saiba exatamente o motivo que o levou a ser indicado para um cargo e o que as pessoas que o indicaram esperam de você.

     

  4. Identifique modos de, ao mesmo tempo, remunerar o acionista e servir o interesse público a longo prazo, mesmo que os lucros sejam momentaneamente reduzidos.

     

  5. Se você quiser confiança e apoio, explique-se. Ser uma pessoa de poucas palavras pode funcionar num cargo técnico, mas é um desastre num cargo de liderança.

     

  6. Se você espera que as pessoas que trabalham para você sejam capazes de julgar entre o certo e o errado, providencie para que ganhem experiência na tomada de decisões.

     

  7. Em momentos de ansiedade e estresse, seu colaborador menos experiente será o primeiro a entrar em pânico. Fornecer o máximo de treinamento para os recém-contratados é uma forma de evitar que isso aconteça.

     

  8. A expectativa de um bom desempenho é pré-requisito para que aqueles que trabalham com você o alcancem.

     

  9. A criação de equipes por meio de treinamentos e exercícios resulta em tomadas de decisões precisas e rápidas.

     

  10.  Reconheça que as pessoas têm diferentes motivações para se envolver e participar deequipes. A criação de oportunidades para que todos sejam bem-sucedidos, independentemente de seus motivos, é o passo essencial.

     

  11.  Quando o cume de uma montanha, um produto ou um projeto parece estar ao seu alcance, moderar o excesso de confiança pode assegurar que a energia fique concentrada em alcançá-lo. Quando o objetivo parece estar quase fora de alcance, promover maior confiança pode assegurar que a motivação permaneça.

     

  12.  Se você está solicitando o apoio de um grupo, convença-o de que a causa é justa. Mostre que o objetivo não pode ser alcançado sem o compromisso de todos.

     

  13.  Ganhar a confiança de seu grupo pode ser indispensável no futuro. O tempo investido em angariar apoio, até mesmo de seus oponentes, pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso quando você tiver um teste decisivo pela frente.

     

  14.  Algumas das medidas utilizadas hoje na mobilização de pessoas podem não ter muito valor. Outras trazem ótimos resultados. Uma vez que não se pode saber qual medida será indispensável mais tarde, você não pode se dar ao luxo de ignorar qualquer uma delas.

     

  15.  Quando você é promovido a um cargo de responsabilidade sem nenhum aviso e pouquíssima preparação, pergunte que medidas devem ser tomadas nesse cargo e quais estratégias funcionaram no passado.

     

  16.  A experiência em cargos variados desenvolve confiança pessoal e outras habilidades necessárias para dominar um conjunto de tarefas mais ambiciosas. A experiência em diferentes organizações estimula os requisitos essenciais para liderar organizações diferentes.

     

  17.  A inércia é tão prejudicial à liderança quanto uma medida ineficaz.

     

  18.  Cooperação explícita, auto-avaliação, aceitação da responsabilidade e um enfoque concentrado na recuperação são ingredientes decisivos para restaurar a reputação ameaçada de uma organização.

     

  19.  Não se atenha a convenções. Faça aquilo que funcionar melhor.

     

  20.  Sem uma mente totalmente convencida a respeito do que você deseja conseguir, as pressões que surgirem no meio do caminho vão desviá-lo do seu objetivo.

     

Extraído do livro A Arte de Liderar – Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado.

www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/um-guia-para-o-lider/74991/