• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Para decolar nos negócios

Empreendedores não precisam só de dinheiro, mas de uma forma de fazer o projeto acontecer

"Uma pesquisa feita pela Endeavor/Ibope em 2013 apontou que 76% dos brasileiros gostariam de empreender e que a maioria faz isso por necessidade, e não por oportunidade. Falta ao empreendedor brasileiro conhecimento de mercado e gestão, e são poucos os que conseguem executar o que planejaram. 

Por isso, gosto da frase do físico teórico Albert Einstein, que disse: "Algo só é impossível até que alguém duvide e prove o contrário". Foi com esse pensamento que comecei no mundo dos negócios. 

Aliás, se você decide andar com as próprias pernas, precisa estar determinado a trabalhar, e muito, e a seguir à risca um planejamento. Minha primeira empresa se destacou por oferecer o primeiro sistema ERP via web do mercado brasileiro, em 1999. Poderia me dar por satisfeito, mas não paramos por aí. 

Dentro do espírito registrado pela pesquisa Endeavor/Ibope do ano passado, da procura por oportunidades, em 2012 decidimos pela venda da nossa empresa e no mesmo ano partimos para um novo empreendimento, a HFPX Holding, em Joinville. O desafio ficou maior. Como investidora participativa, assumimos a responsabilidade de dividir o sonho de outras pessoas. 

A lógica na frase de Einstein também se aplica a investimentos. Muito está no feeling, mas a experiência é o que direciona as principais decisões. Além de entrar com recurso financeiro, é preciso compartilhar experiência administrativa, desenvolvimento, soluções inteligentes, testar e alinhar metas. Ou seja, crescer junto. 

Percebo que a maioria dos empreendedores não precisa só de dinheiro, mas de uma forma de fazer o projeto acontecer. Li uma vez a frase: "Ego não combina com internet, colaboração combina com internet". 

Dela, tirei a seguinte lição: ideias precisam ser transformadas em produtos e serviços que resolvam algum problema, caso contrário, não têm valor nenhum."