• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Quatro dicas para aumentar a motivação de sua equipe

Engajar seus funcionários é cada vez mais difícil. Mas eis uma lista que pode ajudá-lo nessa tarefa

A maioria das pessoas sabe que funcionários motivados produzem mais e geram mais resultados. Diversos estudos comprovam isso. Por essa razão, várias empresas investem pesado na motivação do time.

Por outro lado, a reclamação dos líderes sobre a motivação da equipe tem sido uma constante.
Pelo menos foi isso que senti, quando recebi essa pergunta em um evento e confirmei com a platéia se a sensação era comum entre eles.

Vamos lá, motivar não é fácil. Ainda mais nos dias de hoje, no qual somos bombardeados por várias questões no plano profissional e pessoal. A pressão e cobrança incessante por resultados não ajuda nem um pouco.

Como, então, fazemos para aumentar a motivação do nosso time? Sou um interessado no assunto, até porque acredito que o capital humano é o maior ativo das organizações.

Já li muito a respeito e apliquei vários ensinamentos na prática diária. Alguns funcionaram, outros, não. Se tivesse que enumerar os pilares que podem aumentar a motivação de uma equipe, eu diria que são quatro. Vamos a eles:

1) Oportunidade de crescimento
As empresas em expansão têm chance de atrair e motivar mais. Principalmente quando transferem o bônus para os profissionais que fizeram a companhia crescer. Quando alguém percebe que se entregar mais pode subir na empresa, isso pode acelerar sua motivação.

2) Senso de pertencer
Grande ou pequena, a empresa deve conectar seus funcionários a uma causa ou jornada, a uma missão ou a uma ambição ou tudo junto. Este é um instrumento poderoso de motivação

Recentemente conversava com um bem-sucedido executivo do mercado financeiro e seus olhos brilhavam quando ele falava que começou nessa empresa com apenas dez pessoas em uma sala alugada. Hoje, são mais de 2 mil funcionários em vários países.

3) Oportunidade de aprender
Motivação não tem a ver com rotina, na maioria das vezes. Empresas e líderes que propõem desafios diferentes e que mudam com o tempo estimulam o aprendizado. A descoberta de novas competências e experiências são ingredientes poderosos na motivação dos melhores profissionais. Como líder, devemos propiciar sempre que possível o contato dos melhores com novas experiências e aprendizados.

4) Reconhecimento
A maioria de nós luta por reconhecimento. Saber reconhecer na hora certa, de maneira autêntica, coerente e, preferencialmente, em público estimula a motivação de quem recebe e de quem quer receber. Não conheço ninguém que tenha recebido um reconhecimento verdadeiro e que não tenha gostado. Você conhece? Fica a dica: bronca a portas fechadas e reconhecimento público.


O salário não entra nesta lista? Para mim, compensação é uma questão higiênica. Pagar muito abaixo da média faz com que a chance de motivar o time caia muito. Você pode fazer tudo o que relatei acima, mas, sem isso equalizado, fica difícil reter e motivar os melhores profissionais.

Há ainda um ponto que acredito que vale a pena destacar. Como líderes, somos muito mais observados pelo nosso time do que pensamos. Nosso nome e nossas atitudes frequentam os cafés, almoços e jantares do nosso pessoal. Eles falam bastante das impressões que ficaram das interações com os respectivos líderes.

Sendo assim, não adianta cobrar motivação do seu time se você não está motivado e não transmite ao grupo essa motivação. Fica falso e pretensioso. Vale a pena refletir sobre esse ponto. A motivação do seu time começa com a sua.