• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Por que minha empresa precisa de um PMO?

Neste contexto, os PMOs – Project Management Offices, ou escritórios de projetos, figuram hoje como uma estrutura estratégica e de grande importância no meio corporativo.

Atualmente, o mundo corporativo está cada vez mais competitivo e dinâmico, e é constante a necessidade das empresas em se manterem cada vez mais ágeis e organizadas.

Diferentes segmentos de negócio buscam aumentar o seu grau de maturidade na gestão de seus projetos, através do planejamento, controle e intenso acompanhamento.

 Neste contexto, os PMOs – Project Management Offices, ou escritórios de projetos, figuram hoje como uma estrutura estratégica e de grande importância no meio corporativo.

 O Escritório de Projetos é a unidade organizacional responsável pela gestão e condução integrada dos projetos da organização, sendo responsável por prover a comunicação, produtos e serviços.

 Além disso, a implantação do escritório de projetos contribuirá para garantir os objetivos dos projetos ao direcionamento estratégico da organização, promovendo a aproximação e suporte da equipe operacional com os níveis executivos.

 O PMO simplifica, facilita e aperfeiçoa o gerenciamento de projetos, buscando sempre otimizar os quesitos custo, prazo e qualidade, se mostrando extremamente eficiente em empresas que possuem uma carteira numerosa de projetos.

 Assim, os responsáveis pelos produtos e áreas de negócios nas organizações se liberam para “fazer as coisas acontecerem”, acompanhando o desenvolvimento de entregáveis, interagindo com clientes, liderando suas equipes, gerindo suas áreas de negócios, etc.

 Aumentando os Níveis de Maturidade

 Um PMO eficiente trabalha para disseminar corretamente a metodologia de gerenciamento de projetos (PMI), sempre analisando a maturidade da organização, a fim de garantir a perfeita aplicabilidade de todas as disciplinas de gestão de projetos.

 Além disso, o PMO planeja a evolução da empresa no gerenciamento de projetos, mapeando habilidades e competências presentes na organização, detectando possíveis gaps de conhecimento, para elaborar programas de capacitação direcionados.

 A ideia é tornar o PMO um centro de informações e controle, mantendo documentações históricas de indicadores de desempenho e qualidade dos projetos realizados, possibilitando detectar processos ineficientes e criar ações de melhoria contínua na execução de projetos.

 5 passos para criar um Escritório de Projetos

 Em razão de sua complexidade e característica multifacetada, a criação de um escritório de projetos requer um processo de conscientização e aculturamento organizacional que deve ser planejado e executado de forma gradual.

 Geralmente, são necessários alguns passos para criação e amadurecimento de um escritório de projetos em uma organização:

 1. Diagnóstico para identificação do grau de maturidade da organização em gestão de projetos

 2. Levantamento de dados e modelagem do escritório de projetos a ser implementado, levando em consideração as expectativas e estratégias definidas pelos níveis executivos das organizações.

 3. Implantação do novo modelo e plano piloto para medição dos resultados atingidos.

 4. Roll out do modelo implantado para toda a carteira de projetos das organizações.

 5. Implantação dos processos de quality assurance e auditoria para garantir que os objetivos dos projetos estão sendo atingidos na prática.

 As responsabilidades e objetivos dos escritórios de projetos, assim como os serviços e produtos por eles fornecidos, podem variar de organização para organização. Portanto, é muito importante o alinhamento dos objetivos do escritório de projetos com os objetivos estratégicos de sua organização.