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As dicas das startups para aumentar os negócios em 2015

“Quem vai dizer se você é bom ou não é o seu portfólio”

O Grupo Sage, líder em softwares para PMEs, realizou na última semana uma palestra online sobre empreendedorismo e estratégias de venda para 2015. Talita Lombardi, empresária, fundadora do blog Startup Stars e com atuação na implementação de dez startups, destacou dicas importantes para ajudar as empresas a conseguir mais negócios em 2015. Confira cinco destaques do webinário “Voe mais alto em 2015: estratégias para transformar seu negócio em uma máquina de vendas”, da Sage, junto ao Sage One — software para emissão fiscal — e ao Sage Gestão Empresarial — solução para gestão empresarial das PMEs:

1. Faça parcerias estratégicas

Para Talita Lombardi, estabelecer parcerias com empresas de renome é uma forma de trazer credibilidade para a marca. “As empresas são muito grandes para pensar em todos os pequenos detalhes. Trazer ideias que fujam do tradicional é essencial”, afirma Talita. Ela destacou o Qranio, startup brasileira desenvolvedora de jogos de perguntas e respostas, que desenvolveu jogos sob medida para grandes empresas e clubes como Flamengo e Cruzeiro. “Quem vai dizer se você é bom ou não é o seu portfólio”, diz a empreendedora.

2. Seja visto para ser lembrado

Os brasileiros costumam gostar do que está na mídia. “E necessário atrair a curiosidade da imprensa e gerar mídia para dizer para as pessoas o que você tem a dizer”, destaca Talita Lombardi.

3. Criatividade e inovação são as chaves do negócio

Clientes e consumidores gostam de ser surpreendidos e se encantar com marcas criativas. A especialista destaca que isso envolve também o uso criativo das redes sociais. Ela recorda campanha realizada em 2012 pelo Peixe Urbano, que reuniu mil pessoas na Praia da Aleluia, em Salvador, para compor um mosaico humano em forma de peixe, em troca de descontos nos ingressos para o Festival de Verão.

4. Treine uma boa equipe

A equipe das empresas deve ser sempre muito bem treinada sobre o produto e atendimento ao cliente. “O líder deve ser um exemplo”, diz Talita. Para ela, é importante também ter uma meta definida em conjunto com o seu time e campanhas de incentivos aos vendedores.

5. Organize-se

É essencial planejar de forma detalhada o orçamento. “O planejamento de marketing deve estar alinhado com a equipe de vendas”, diz a empreendedora. Segundo ela, uma dica simples, mas que muitas vezes é deixada de lado é o acompanhamento semanal de resultados.