• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Desorganização e organização

Tenho observado que uma casa desorganizada, por exemplo, a pessoa que habita nela, gostaria de começar a colocar tudo no lugar, porém não têm ânimo.

A desorganização na vida de qualquer pessoa pode acontecer, uma pessoa pode ser desorganizada desde criança ou pode se tornar desorganizada em alguma fase da vida, eu conheço pessoas assim com essa característica. Porém qualquer comportamento em nossa vida que não nos ajuda a produzir positivamente deve ser repensado, pois o fruto dessa produtividade pode não ser tão positivo o quanto desejamos.

De acordo com MONTANA & CHARNOV (2005, P.173) {...} De acordo com os autores nos estudos de tempos e movimentos de FREDIRICK TAYLOR concluía-se que se mudasse o comportamento do trabalhador aumentaria a produção.
“TAYLOR acreditava que só haveria prosperidade econômica com a otimização”.

Muitas vezes estamos vivendo numa zona de conforto, a nossa casa é o nosso cantinho, nosso descanso, nosso porto seguro, mas muitas vezes este refúgio não está organizado e cada vez mais a pessoa sente menos vontade de organizar, em meus estudos de casos tenho coletado informações bastante relevantes sobre isso.

Tenho observado que uma casa desorganizada, por exemplo, a pessoa que habita nela, gostaria de começar a colocar tudo no lugar, porém não têm ânimo.

Tenho percebido em meus estudos de casos agregando as consultorias que faço que uma coisa gera outra, ou seja, a pessoa fica desanimada por estar desorganizada e desorganiza por estar desanimada.

Porém a minha sugestão é tomar a atitude da mudança de comportamento.

Vamos imaginar que acordamos pela manhã e temos afazeres:

 Cozinha; louças na pia, chão sujo, etc.;
 Camas para arrumar;
 Roupas para lavar;
 Sala e outros ambientes para arrumar.

A minha sugestão é fazer um plano do que fazer nesse dia, uma agenda, uma folha de caderno, sulfite e descrever tudo que precisa fazer neste dia.

Coloque no topo da lista:

• Prioridades
• Secundárias.

O que eu entendo como prioridade são aquelas atividades mais importantes a se fazer, ou “que só você pode fazer” como, por exemplo:

 Lavar/secar a louça deixando a pia limpa;
 Limpar o chão da cozinha;
 Arrumar as camas;
 Guardar objetos que estejam fora do lugar...

Vá riscando o que foi feito, em seguida verifique o quanto você fez, olhe os ambientes por onde passou com a sua organização e verá que fez muito.

Segundo CHIAVENATO {(2000 P.83,84){...} “O comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes";
CHIAVENATO destaca as pesquisas de KURT LEWIS em suas pesquisas chamando a atenção para o fato que um comportamento é gerado por um, motivo. 

“Ainda conforme o autor. “O ambiente psicológico (ou ambiente comportamental) é o ambiente tal como é percebido pela pessoa. Mais do que isso, é o ambiente relacionado com as atuais necessidades do individuo.”

Para LEWIS” toda necessidade cria um estado de tensão no individuo, uma predisposição a ação, sem nenhuma direção específica”.

Para CHIAVENATO (2000, P.34 A 40) Este autor fez estudos sobre a Teoria de Tempos e movimentos de Taylor com estudos de casos dos trabalhadores e inserindo outros autores mais antigos as suas pesquisas, verificou-se que as atitudes deles tinham uma causa ou origem, foram detectados vários fatores que foram considerados fatores causadores uma causa de indisposição para o trabalho, baixa produção, e irritabilidade.

Os fatores fisiológicos:

 Fome;
 Sono
 Cansaço
Fatores ambientais;
 Pouca luminosidade;
 Excesso de matéria prima nas máquinas e mesas.

Eu destaquei alguns fatores nos estudos do CHIAVENATO para fazer um paralelo com o assunto abordado de organização e desorganização. Aplicando ao nosso estudo vemos que faz todo sentido.

A maneira de resolver isso segundo CHIAVENATO era resolver as causas para que o trabalhador ficasse satisfeito.

Trazendo essa verdade para a nossa realidade, não como trabalhadores, mas como pessoas e indivíduos, podemos aplicá-la, pois as pesquisas do autor foram feitas em estudos de casos de pessoas como indivíduos.

Enfim, podemos continuar na zona de conforto ou mudar e eliminar o que nos causa o desânimo, em nosso estudo de caso, é a DESORGANIZAÇÃO então vamos encarar de frente E VAMOS:

 Planejar;
 Agir;
 Disciplina/continuar.

Um grande abraço e desejo que as minhas dicas te ajudem a mudar o comportamento e se organizar, disciplinar e obter a satisfação. 

BIBLIOGRAFIA

CHIAVENATO, Idalberto (2000, p.33, 44, 83,84), Teoria Geral da Administração, 2°edição, RJ, editora CAMPUS, 2005.
MONTANA & CHARNOV (2005, P.173), Administração, 2°edição, editora SARAIVA, 2005.