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Notícia

Boleto bancário é a forma preferida de pagamento dos brasileiros

Um dos fatores que contribui muito para a preferência dos brasileiros em utilizar o boleto é a falta de acesso ao crédito

No Brasil, a maioria das empresas não tem muito acesso ao crédito. Isso torna o dinheiro muito mais forte no mercado e se reflete na escolha do boleto bancário como uma das formas preferidas de pagamento. Mas a dúvida de muitas empresas é: como facilitar todo esse processo?

Antes de responder essa perguntar, temos que entender que, se por um lado o boleto se tornou "o queridinho" nas formas de pagamento dos consumidores, por outro, o problema é a demora na confirmação do pagamento e o processo de envio do comprovante da transação. Um alento é que a FEBRABAN, Federação Brasileira dos Bancos, tem desenvolvido projetos para tentar eliminar esses efeitos do boleto. Isso deve fazer com que essa modalidade pagante se torne ainda mais forte no Brasil.

Hoje, mais da metade dos pagamentos realizados na iugu, por exemplo, são feitos por meio do boleto bancário. Muita gente acredita que essa forma irá se extinguir. Mas não acredito nisso. Ele é um padrão de pagamento brasileiro e vai continuar existindo durante bastante tempo. A modernização do sistema de pagamento via boleto está aí. A plataforma de nova cobrança deve trazer diversas melhorias que irão perpetuar a existência do boleto.

Além disso, os sistemas de pagamento com o cartão de débito ainda são bem precários, então, o consumidor briga muito com a ferramenta para conseguir efetuar o pagamento e realizar a compra. Ele prefere muito mais digitar o boleto e resolver rapidamente o processo. Outro fator que contribui para a preferência dos brasileiros em utilizar o boleto, é a falta de acesso ao crédito. O brasileiro não tem muita noção de lidar com as finanças, então, a maioria não possui cartão de crédito.

Diante disso, devemos parar com a ideia de que o boleto irá sumir. O que deve acontecer é uma modernização do processo como um todo, para que ele se adeque às necessidades do novo consumidor.