• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Adesão ao IFRS pode beneficiar médias empresas

Segundo especialistas, número de normas para o público representa apenas 10% do verificado em grandes corporações

Fonte: FinancialWebTags: ifrs

Empresas de pequeno e médio porte podem ser beneficiadas com a adesão às normas internacionais de contabilidade, o IFRS. A opinião é do diretor da divisão de auditoria da Crowe Horwath RCS, José Santiago da Luz.

"Um balanço dentro dessas regras valida a transparência da companhia, o que hoje é instrumento importantíssimo na busca de parceiros e de crédito", comentou.

O Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB) emitiu, no último dia 8 de julho, uma versão dessas obrigatoriedades para empresas menores. Até então, apenas empresas de capital aberto e grande porte tinham recebido os direcionamentos. Conforme especialistas, sua complexibilidade é bem menor: com apenas 230 páginas, ela tem aproximadamente 10% do padrão integral.

Santiago explica que os balanços são apenas fiscais na realidade atual, portanto não mostram a realidade financeira da empresa para o mercado. "Com a elaboração de um balanço societário e passando por uma auditoria, os empresários já vão criando uma cultura de transparência e de governança, o primeiro passo para um crescimento sustentável", ressaltou.

Para o auditor, as pequenas e médias empresas que adotarem essas regras vão estar preparadas para, quando crescerem, cumprirem o IFRS na sua totalidade. "É uma versão bem mais light do IFRS e totalmente plausível dentro da realidade das pequenas e médias", comentou.