• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Anvisa adota Protocolo GOV.BR para facilitar atendimento ao cidadão

Solução digital oferecida pela pasta da Gestão simplifica o envio de documentos eletrônicos e agiliza a comunicação entre órgãos públicos e a população

AAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se tornou a 65ª entidade a adotar o Protocolo GOV.BR, o canal de atendimento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que simplifica o envio de documentos eletrônicos. Desde o início de setembro, a Agência utiliza a plataforma para o envio eletrônico de documentos, solicitações e requerimentos digitais, tornando o processo de protocolo junto à Anvisa ficou mais simples e ágil. Basta acessar o Portal GOV.BR e clicar em "Protocolar documentos junto à Anvisa".

Gerenciado pelas secretarias de Gestão e Inovação (Seges) e Governo Digital (SGD) do MGI, o Protocolo GOV.BR tem por objetivo auxiliar no processo de digitalização do serviço de atendimento de protocolo prestado à sociedade. Assim, pessoas físicas ou jurídicas, interessadas ou não, podem protocolar eletronicamente documentos e requerimentos para os órgãos e entidades, diretamente no portal de serviços GOV.BR.

A Diretora de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão da Seges/MGI, Priscila Cabral, destaca as vantagens e benefícios do canal de atendimento. “Com o Protocolo GOV.BR, é possível acompanhar todas as etapas do atendimento de protocolo, desde a solicitação, triagem, análise, até a pendência e resultado. Além disso, os usuários recebem notificações por e-mail em cada fase, incluindo o Número Único de Protocolo (NUP) do processo gerado, podem acompanhar o andamento no sistema de processo administrativo eletrônico, receber respostas e até avaliar a satisfação com o atendimento recebido”, explicou.

De acordo com o analista administrativo da Anvisa, Bruno Reis, a Agência utilizará o Protocolo GOV.BR como um canal complementar ao Peticionamento do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) para pessoas físicas. A versão integrada ao SEI da Anvisa conta também com o Módulo de Resposta desenvolvido pelo MGI, que permite que as solicitações sejam recebidas e respondidas diretamente no sistema SEI pelas unidades responsáveis.

"As solicitações são encaminhadas para a unidade de protocolo da Anvisa, que realiza a triagem e as direciona para as áreas competentes dentro da Agência. Pretendemos ainda incluir novos serviços na plataforma, sob demanda das unidades responsáveis, possibilitando maior agilidade no trâmite automático e direto, sem a intervenção do setor de Protocolo no processo”, conclui Reis.

Quem pode usar

Pessoas físicas, na qualidade de interessadas ou de representantes de empresas, associações da sociedade civil ou outros órgãos e entidades da Administração Pública podem utilizar o Protocolo.GOV.BR para enviar documentos, solicitações ou requerimentos aos órgãos ou entidades que fazem uso da solução. Para isso, é necessário apenas ter a conta GOV.BR.

Para acessar o serviço de Protocolo dos 65 órgãos e entidades que já utilizam o canal de atendimento, acesse o Portal de Serviços GOV.BR, no endereço: gov.br/protocolo.