• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Estagiárias desbloqueiam mais de 29 mil benefícios para contratação de empréstimos

De maio de 2023 a setembro deste ano, as estagiárias do INSS liberaram os empréstimos sem autorização dos titulares

Operação Ubiquidade, deflagrada na manhã desta quinta-feira (12), combate fraudes envolvendo duas estagiárias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Ceará. Elas desbloquearam, entre maio de 2023 e setembro deste ano, mais de 29 mil benefícios para a contratação de empréstimos, sem o conhecimento e autorização dos titulares.

Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em Maracanaú (CE) e um em Pacatuba (CE), expedidos pela 34ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Maracanaú.

No decorrer das investigações, a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) identificou vários benefícios desbloqueados pelas estagiárias para realização de empréstimos consignados, cujos titulares não compareceram à agência da Previdência Social de Maracanaú. Uma delas desbloqueou 12.055 benefícios no período de 15/12/2022 a 21/08/2024, e a outra desbloqueou 17.137 benefícios para empréstimos no período de 29/05/2023 a 10/09/2024, totalizando 29.192 benefícios desbloqueados pelas estagiárias.

A operação contou com a mobilização de 16 policiais federais e um servidor da CGINP do Ministério da Previdência Social. Recebeu o nome de Ubiquidade (qualidade divina de estar em mais de um lugar ao mesmo tempo) pelo fato de que as centenas de beneficiários teriam comparecido, supostamente, à agência de Maracanaú, apesar de todos residirem em outros estados da federação.

Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.